Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Fadista Pedro Moutinho estreia-se esta semana na Rússia

por Cláudia Matos Silva, em 11.10.16

naom_56befedf4d8d2.jpg

O fadista Pedro Moutinho estreia-se esta semana nos palcos russos, com atuações em São Petersburgo e Moscovo, onde apresentará o seu mais recente álbum, "O fado em nós", editado em fevereiro último.

Na terça-feira, o fadista já distinguido com um Prémio Amália, em 2008, atua no Chaplin Hall, em São Petersburgo, e nos dois dias seguintes no Club Art Café Durov, em Moscovo.

Pedro Moutinho será acompanhado por, André Dias na guitarra portuguesa, Máximo Ciuro no baixo e Tiago Silva na viola.

Sobre o novo álbum, em fevereiro, à Lusa, o fadista afirmou: "Este meu CD é um convite que eu faço e uma vontade que eu tenho, que, ao ouvirem este trabalho, sintam o fado que existe em todos nós. Não só os que gostam de fado, como os que o estão a descobrir".

Pedro Moutinho acredita que existe um fado em cada um de nós, "mesmo que sejam estrangeiros", e afirmou que o álbum "reflete uma tradição mas com palavras e músicas de hoje".

O fadista escolheu os diferentes temas "a pensar no fado que há em todos nós, tanto nos que cantam, como nas pessoas que o escutam".

Por outro lado, o disco evoca referências fadistas de Pedro Moutinho, tanto de autores como de intérpretes, e "daí a recriação de alguns temas, de Tony de Matos ou de Carlos Ramos, e a escolha de algumas melodias fadistas tradicionais", como os fados Amora e Tango, de Joaquim de Campos, da Adiça, de Armandinho, Macau, de Jaime Santos, ou o da Saudade, de Fernando Carneiro de Carvalho.

O fadista tem-se apresentado com regularidade no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e na Polónia, sendo esta a primeira vez que atua para o público russo.

O guitarrista Luís Petrolino e as fadistas Amália Rodrigues, Mísia e Mariza são alguns dos artistas portugueses que já atuaram na Rússia.

 

No dia 22, já em Portugal, sobe ao palco do Centro de Artes e Espectáculos, em Portalegre, no Alto Alentejo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:31



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Pesquisar

  Pesquisar no Blog